segunda-feira, 24 de abril de 2017

Vitória de Luta: Centro de Atendimento à Mulher é inaugurado em Jacobina


O Vereador Júnior de Todos comemora a inauguração do Centro de Referência de Atendimento à Mulher CRAM e consta sua satisfação com a implantação da política pública que vem contribuindo para o empoderamento das mulheres em Jacobina.

O Vereador ressalta que essa conquista teve a participação de muitas pessoas, principalmente do Movimento das Mulheres de Jacobina, e lembra também que formalização da revindicação teve início a partir de uma Emenda parlamentar do então Deputado Federal Amauri Teixeira.

Vale ressaltar, que o vereador Júnior de Todos também teve sua participação na viabilização do projeto, quando, na ocasião da inauguração da Casa de Farinha Móvel na comunidade de Queimada Velha, município de Jacobina, fez a interlocução no encontro entre a Ex-Secretária da SPM, Olivia Santana (PCdoB), e o prefeito eleito de Jacobina, Luciano Pinheiro. Com vários ofícios e proposições parlamentares (Indicação No. 111 do 16/02/2017) ele chamou atenção à importância da implantação do CRAM. Em duas visitas à SPM em Salvador ele aproximou ainda mais o órgão estadual com a administração municipal jacobinense.
Ainda, apresentou uma proposição parlamentar para a denominação do Centro em homenagem a Isabel de Ferreira Araújo, a qual na ocasião não foi acatado pela Câmara dos Vereadores. (Emenda parlamentar a Lei No. 1.683/2017, confira a matéria através do link https://drive.google.com/open?id=0B7dCEixelRY4ZzhxVHoyeUNZaXc).

O Vereador Júnior de Todos se coloca à disposição de continuar na luta pelos direitos das mulheres e apresentou mais uma proposição (Indicação 190 do 29/03/2017) indicando ao poder executivo estabelecer parceria, no âmbito dos projetos unidades móveis de atendimento, ronda maria da penha, parada segura e o bloco RESPEITE AS MINA, com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia, em vista da promoção da lei Maria da Penha (lei n° 11.340/06).


Confira a matéria publicada pela SPM/BA, no dia 20/04/2017:


Notícias SPM/Governo da Bahia

20/04/2017

Centro de Atendimento à Mulher é inaugurado em Jacobina

A Bahia tem mais um Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAM). Desta vez em Jacobina, a 340 quilômetros de Salvador. A secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, participou, nesta quarta-feira (19), da solenidade de inauguração, que contou com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil, além de jovens músicos do grupo Arte de Tocar, que fez uma apresentação para os convidados.

O novo CRAM oferecerá aconselhamento e atendimento psicológico, social, de orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência doméstica e familiar. Ao diagnosticar as necessidades de cada mulher, as profissionais que atuam no centro vão estabelecer, em comum acordo, as ações que devem ser encaminhadas para o enfrentamento da violência e o estímulo ao empoderamento feminino. Com o centro de Jacobina são 31 em todo o estado. A Bahia é referência na implantação e funcionamento dessas unidades no país.

A secretária da SPM-BA, Julieta Palmeira, destacou a importância do fortalecimento da rede de atenção para a proteção às mulheres. "Esse centro possibilitará um atendimento mais humanizado. Só com um trabalho em rede poderemos enfrentar o grave problema da violência, uma das faces do machismo. O amor não mata, mas o machismo pode matar", disse. Para o prefeito de Jacobina, Luciano Pinheiro (DEM), a inauguração teve um significado especial: "Respeito! Esse CRAM contribuirá para que a mulher em Jacobina seja mais respeitada".

PARCERIA
A titular da SPM-BA destacou a importância da parceria entre Estado e município para a implantação do CRAM. O Estado cede todos os equipamentos e um carro, além de oferecer capacitação para os profissionais que atuarão na unidade. Cabe ao município manter o imóvel e custear o pagamento dos funcionários. Cada CRAM funciona com, no mínimo, sete profissionais. Desde 2010, já foram entregues 32 veículos aos municípios pelo Governo do Estado, sendo 20 carros entre 2010 e 2014, e 12 desde o ano passado.

Os CRAMs foram criados pelo governo federal como parte do Plano Nacional de Políticas para as Mulheres e tem a função de desenvolver um trabalho de articulação entre as instituições e os serviços governamentais e não governamentais que integram a Rede de Atenção à Mulher.

Os centros devem monitorar as ações desenvolvidas pelas instituições, defender o direito das mulheres e a responsabilização dos agressores, além de diagnosticar o contexto em que a violência se insere e identificar o tipo de violência praticada (física, psicológica, patrimonial, sexual). Os Centros devem, também, desenvolver atividades de prevenção por meio da realização de oficinas e palestras, além de promover a qualificação de profissionais que atuam na Rede de Atendimento.

O CRAM Mariene Soares, em Jacobina, presta uma homenagem à professora Maria da Glória Soares Ribeiro, conhecida como Tia Mariene, pelos serviços prestados por 44 anos na área social e da educação. "Mariene já defendia nas suas ações os ideais de proteção à mulher com a valorização concreta, a dignidade e o empoderamento feminino", disse Heleniza Soares, filha da homenageada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

. .

.                                                                                           .

Total de visualizações (+32.261)

Entre em contato pelo Whatsapp: (74)999339576