
No dia de ontem, 29 de maio e 2017, o Vereador jacobinense Júnior de Todos, num ato solidário, visitou o Acampamento Indígena em Salvador, onde mais de 400 caciques e lideranças de 143 comunidades e 22 etnias estão acampados em frente da Assembleia Legislativa para participarem de audiências onde solicitam a regularização de terras indígenas em todo o estado.
O Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia, segue até a quarta-feira (31) e foi negociado com o presidente da Assembleia. O pedido de audiência foi feito pelos indígenas por meio da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa da Bahia.
O ato também tem como objetivo pressionar os Deputados Estaduais pela articulação com a base aliada federal para o arquivamento imediato da PEC 215/2000 que visa retirar o poder de demarcação de terras indígenas, quilombolas, dos povos tradicionais e ainda dos territórios de unidade de conservação do Poder Executivo (através da FUNAI e INCRA) transferindo ao Poder Legislativo, ou seja, ao Congresso Nacional, que significaria um enorme retrocesso para a garantia dos direitos dos povos e comunidades tradicionais.
Na ocasião, o Vereador, que foi presenteado pelos indígenas acampados com uma pintura corporal, comentou: "É uma honra pra mim estar aqui no meio de tantas lideranças que estão lutando pelos direitos do seu povo. Se não cuidarmos agora, vamos perder todos os direitos conquistados, o que impactará não somente os indígenas e quilombolas, mas todos os cidadãos brasileiros. A pintura mostra que estamos em estado de alerta!".
Nenhum comentário:
Postar um comentário