sexta-feira, 28 de julho de 2017

Vereador Junior de Todos promove Caravana da Igualdade da Rede Quilombola da Chapada Norte


Aconteceu em Jacobina e Mirangaba, nos dias 21 a 22 de julho de 2017, a Caravana da Igualdade/ Diálogos Formativos, uma ação da Rede Quilombola da Chapada Norte – RQCN, articulada pelo Vereador Júnior de Todos (PCdoB) em parceria com Governo da Bahia através das Secretarias de Educação SEC, de Trabalho Renda Emprego e Esporte SETRE e da Promoção da Igualdade Racial SEPROMI, do Núcleo Territorial de Educação NTR, da Escola Municipal Carlos Gomes, do Grupo de Turismo Grota Quilombola e das Associações de Coqueiro de Mirangaba e a Afro Brasileira Quilombo Erê de Jacobina.

O evento de três dias foi facilitado por Jaqueline e Gilberto da SEC e André da SETRE e houve apresentações culturais afro-brasileiras do Mestre Badú do Batuque, Dona Dalva do Brito, Edinha Rainha do Axé e jovens Grupo de Turismo Grota Quilombola de Coqueiro. Na Caravana participaram estudantes, professores e gestores da rede do ensino público e particular e os Edis do poder legislativo, Vereador Júnior de Todos de Jacobina, a Vereadora Socorro e o Vereador Durval do município de Mirangaba.

Os principais assuntas abordados foram a Educação Escolar Quilombola e a Economia Solidária. Foi chamado atenção que será de suma importância que, no âmbito do Senso e da Matricula Escolar, os estudantes das comunidades remanescentes de quilombo coloquem no campo "Etnia/Raça" a opção "Outra: Quilombola" para ter representatividade nas estatísticas, podendo assim o movimento quilombola revindicar programas e ações específicos por parte do poder público para atender suas demandas.

Como encaminhamento foi formada uma Comissão que promoverá uma campanha para divulgar os direitos acerca da obrigatoriedade de disponibilizar vagas para estudantes quilombolas nos vestibulares e concursos públicos. Os representantes do poder legislativo presentes no evento se reunirão para discutir a atualização das leis municipais em vista a promoção da igualdade racial em consonância às leis estadual e federal.

Foi destacada a necessidade de trabalho coletivo e em rede e, em vista a geração de renda e emprego, a SETRE se colocou à disposição de formar parcerias para promover cursos de qualificação profissional no âmbito da Economia Solidária.

A próxima ação da Rede Quilombola da Chapada Norte será o Curso em Mandiocultura a partir do dia 07 de agosto de 2017 com apoio do Programa QualificaBahia da SETRE do Governo Estadual.

Mais informações e inscrições para o Curso de Mandiocultura no blog www.juniordetodos.blogspot.com.br ou através do e-mail juniordetodosvereador@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

. .

.                                                                                           .

Total de visualizações (+32.261)

Entre em contato pelo Whatsapp: (74)999339576