terça-feira, 2 de abril de 2019

UPT - Poder de Transformação! Estudantes Quilombolas aprovados no Vestibular 2019 da UNEB em Jacobina



"Trata-se de momento histórico com potencial transformador, inédito em Jacobina", foram as palavras inciais do Vereador Júnior de Todos na reunião realizada com os alunos do programa Universidade para Todos (UPT) no Centro Digital Quilombola do bairro da Bananeira no dia 16 do mês de março deste ano.

Treze (13) estudantes quilombolas, egressos de escolas públicas, foram aprovados no Vestibular 2019 da UNEB em Jacobina.

Antecedeu à essa conquista histórica uma serie de esforços de articulação por parte do vereador, que conseguiu estabelecer uma parceria para a realização de uma unidade do programa Universidade para Todos no bairro quilombola da Bananeira, envolvendo a UNEB - Universidade do Estado da Bahia, a ATABAQUE -  Associação Afro Brasileira Quilombo Erê do bairro da Bananeira e a SEMEC da Prefeitura de Jacobina. 

O Edil gostaria de parabenizar a todos e todas alunos, a equipe de instrutores da UPT, que mostraram um empenho extremamente qualificado e dedicado, o retor da UNEB Campus IV Sr. João Rocha, a Coordenadora da UPT da UNEB Campus IV Sra. Isabela, a equipe da ATABAQUE em nome da presidenta Maria Lima, ao Sr. André Sampaio - Secretário Municipal da Educação e Cultura e Márcia Pereira - Gestora do NAPp, entre outros.

As alunas (11) e os alunos (02) aprovados, que hoje já estão cursando na UNEB, foram:

1. Núbia Santana Lomes, 44 anos, Curso Geografia
2. Vânia Damasceno Santos da Silva, 32 anos, Curso Geografia
3. Cristiane Pereira Campos, 36 anos, Curso Letras
4. Agnailton Silva dos Santos, 31 anos, Curso Direito
5. Laise Nascimento Santos, 22 anos, Curso Pedagogia (Uneb Senhor do Bonfim).
6. Taise do Nascimento Santos, 23 anos, Educação Física.
7. Taís Soares Farias Pereira, 20 anos, Curso História.
8. Ana Cássia de Oliveira Martinho, Curso Educação Física.
9. Lucivando Jesus de Aquino, 36 anos, Curso Geografia.
10. Cíntia Santana de Souza, 18 anos, Curso Educação Física.
11. Bianca Santana de Souza, 20 anos, Curso História.
12. Tânia Marques Cerqueira, 34 anos, Curso Geografia.
13. Maria Madalena de Jesus Maia, 28 anos, Curso Geografia.

Os alunos, na sua maioria, tiveram que trabalhar durante o dia e frequentaram as aulas da UPT à noite, e isso durante de um período de 6 meses.

A Dona Núbia, de 44 anos e mãe de 6 filhos, se mostrou emocionada na reunião e disse: "Nunca na minha vida imaginava estudar numa faculdade. É um pouco assustador, mas já consegui chegar até aqui e vou conseguir muito mais!".

Agnailton, que foi aprovado para o curso de direito, ressaltou que se sente preparado e afirmou que, mesmo se tivesse que enfrentar preconceito e racismo que ainda existe contra jovens negros, vai superar todo e qualquer obstaculo. "As habilidades, que o curso de direito vai me proporcionar, vou colocar à disposição pro movimento negro, minha família e toda a comunidade que me ajudou na  minha caminhada!", disse o jovem quilombola.

No final da reunião, todos alunos agradeceram ao vereador do bairro Júnior de Todos. "Vamos fazer tudo para multiplicar essa experiência positiva e realizar outras unidades do programa UPT nos demais bairros e distritos do município", concluiu o Edil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

. .

.                                                                                           .

Total de visualizações (+32.261)

Entre em contato pelo Whatsapp: (74)999339576