quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

O Vereador Júnior de Todos apresenta retrospectiva sobre os trabalhos realizados na Bananeira em 2019

#BananeiraEmDestaque

O Vereador Júnior de Todos, uma semana antes da retomada das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Jacobina, apresenta à comunidade da Bananeira uma retrospectiva sobre os trabalhos realizados no seu 3o ano de mandato no bairro onde ele nasceu.

"O bairro da Bananeira nunca conseguiu conquistar tantos investimentos e benefícios como no ano passado" ressalta o edil e destaca a importância da participação e mobilização popular dos moradores junto ao vereador do bairro, que exerceu um papel forte na proposição, articulação e revindicação de obras e projetos estruturantes.

Um grande número de indicações, requerimentos e abaixo-assinados mostraram resultados. Entre as realizações pode-se destacar as seguintes obras feitas no bairro da Bananeira:

Construção de cais e calçamento nas Ruas São Benedito e travessa São Benedito inclusive a ponte, reforma da biquinha da travessa São Benedito; Construção do canal do riacho que vem da rua Serra Dourada à Rua Santa Barbara e colocação de poste de iluminação; Construção de cais e calcamento do final da rua Serra Dourada e do riacho que deságua da serra para a rua Paulo Dantas; Construção da academia ar livre na rua Santa Barbara; Construção dos quebra-molas na rua Santa Barbara de frente a escola Carlos Gomes com placas de indicação; Elevatória e faixa de pedestre de frente o Colégio Didático na Rua do Rosário; Colocação de lâmpadas de LED na Rua do Rosário, Construção do Mirante e colocação de poste e lâmpadas do Mirante até o Pontilhão da Avenida Valter Martins; Colocação de lâmpadas na rua Coronel Fulgêncio e iluminação da decida da rua Coronel Fulgêncio à Rua do Rosário; Corrimão na rua coronel Fulgêncio a Djalma Borges, denominação de ruas e praças, entre outras.

Vale salientar a realização de diversos cursos de capacitação profissionalizante no bairro da Bananeira, a citar: Curso de eletricista, corte costura, arbitro, técnico de futebol, libras, agricultura familiar e orgânica, turismo de base comunitária, computação básica, pintura de tecidos e artesanato e muito mais, proporcionando condições aos oradores de se preparar cada vez mais e garantir sua vaga no mercado de trabalho com as novas qualificações adquiridas, gerando assim renda e emprego.

Um grande ganho foi a realização do curso pré-vestibular Universidade para Todos, articulado pelo vereador Júnior de Todos, em parceria com a UNEM campus IV de Jacobina, onde 16 jovens e adultos do bairro conseguiram ingressar no ensino superior com boas perspectivas de uma atuação profissional próspera e reconhecida. Também foi inaugurado o Centro Digital Quilombola no prédio da antiga escola na Rua do Rosário, que serve para facilitar o acesso dos moradores ao mundo digital.

Lembrando que em 2019, constantemente, foram limpadas as ruas do bairro, as quadras, campos e rios, fruto da articulação do vereador do bairro com a administração pública municipal.

Em relação ao PSF foram feitas várias reivindicações para o melhoramento do atendimento dos moradores, ciente que ainda muito está para fazer.

O incentivo do vereador também fortaleceu a atuação de representantes do bairro nos Conselhos Municipais, a exemplo do conselho da alimentação escolar, esporte, turismo, cultura, meio ambiente e promoção de igualdade racial. E ainda, houve o apoio ao esporte, especificamente à escolinha de futebol, ao futebol feminino e a realização do 2o Arraiá Quilombola da Bananeira.

Uma ação que muito contribuiu para melhorar as condições de vida dos moradores é o Projeto Luz Quilombola, que atende mais de 400 famílias na Bananeira, através do cadastro quibolobola e da auto-organização da comunidade, promovida pelo filho do bairro. Também houve grandes avanços em relação à educação quilombola em parceria com a escola Carlos Gomes, Fazendinha e a Casa de Rebeca. Essa última foi beneficiada por uma lei municipal para reforma e assistência social, e complementada por uma emenda orçamentaria pelo edil Júnior para o ano 2020.

No ano 2019 o Edil Júnior de Todos apresentou 108 proposições parlamentares e destas várias leis foram aprovadas e sancionadas o que contribuirão positivamente para o desenvolvimento de todo o município e também do bairro da Bananeira, dentre delas:
Lei sobre o uso e comercialização de agrotóxicos, lei da política municipal dos direitos das pessoas com deficiência, lei sobre o ensino e a prática de capoeira nas escolas públicas, lei sobre a captura e resgate de enxames de abelhas, leis que instituem os dias do líder comunitário, da costureira, da consciência humana, da capoeira e do arraiá quilombola da Bananeira, a denominação da Rua Pedro Pereira dos Santos a e Praça José Cordeiro da Silva, título de cidadão jacobinense para Avertina Maria de Oliveira, Zidália Neri Santiago, Maria da Glória Nascimento Silva dos Santos e Gildeane dos Santos Mota, utilidade pública para a Rede Quilombola da Chapada Norte, além das leis de grande importância da politica municipal de educação ambiental, da promoção da igualdade racial, da economia solidaria e do turismo no Vale da Grota do Brito. Júnior é presidente da Comissão Especial sobre Saneamento Básico da Câmara e vem constantemente cobrar agilidade do poder executivo no processo da contratação da prestadora de serviço com melhorias para o povo jacobinense.

Para 2020 e o quarto ano de mandato do edil exitem várias obras e projetos previstos no bairro da Bananeira, com orçamento aprovado e publicado no Diário Oficial do Município, fruto do trabalho legislativo do vereador Júnior de Todos através das suas emendas parlamentares à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, entre elas: Praça Zumbi dos Palmares ao lado da escola Carlos Gomes, Reforma da escola Carlos Gomes e creche Iazinha, Calcamento do restante da Estrada do Boiadeiro e da São Sebastião, Escada da primeira travessa da são sebastião, Calcamentos das travessas da São Jorge, término do cais e calcamento da rua Coronel Fulgêncio, Construção da arquibancada e iluminação e melhoramento do campo e das quadras. Também estão previstos investimentos significativos no turismo de base comunitária, no próprio bairro e no Vale da Grota do Brito.

As Emendas da Lei Orçamentária de 2020 (LOA) da autoria do vereador Júnior de Todos no valor total de 799.000,00 (sete centos e noventa e nove mil reais) serão apresentadas detalhadamente nos próximos posts no blog www.juniordetodos.com.

#VereadorJúniorDeTodos
#MandatodaInclusãoSocial

#BananeiraEmDestaque
#ComunidadesRuraisEmDestaque
#BairroseDistritosEmDestaque
#JacobinaEmDestaque
#DiasMelhoresParaJacobina

#movimento65
#deputadobobo
#deputadodanielalmeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

. .

.                                                                                           .

Total de visualizações (+32.261)

Entre em contato pelo Whatsapp: (74)999339576