segunda-feira, 17 de maio de 2021

Jacobina realiza eleição do Conselho de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR)



A cidade de Jacobina viveu esta semana um momento importante para sua história. Dia 12 de Maio de 2021, ocorreu a eleição da Diretoria do Conselho de Promoção da Igualdade Racial, a diretoria foi eleita democraticamente, tendo como Presidente o ex-vereador Junior de Todos, como vice-presidente, a professora Jalícia Muricy (Pró Zazá), eleita como Secretária Professora Taty Santos e vice-secretária Dra. Luciana Santana, ainda, finalizando a composição da Diretoria, Professor Aderino como tesoureiro e Vera Diógenes, como vice-tesoureira.

A eleição dessa Diretoria, representa um passo importante para a pauta racial em Jacobina, uma vez que efetiva a criação do Conselho de Promoção e Igualdade Racial (COMPIR), tal Conselho, nasce de uma luta coletiva muita antiga para trazer ao palco do debate as questões dos povos tradicionais historicamente excluídos, negros/as e quilombolas, ciganos/as, indígenas, populações inteiras a quem sempre foi negado direitos básicos de acesso a políticas públicas, povos que foram, escravizados, exterminados e excluídos dos espaços de debate e poder por muito tempo.

A proposta de criação do Conselho, foi um projeto de Lei n° 1.540 de 2018, do ex-vereador Junior de Todos, sendo consolidado em 2021, através de audiência pública ocorrida em março no Centro Cultural de Jacobina, a qual contou com a presença de representantes dos povos tradicionalmente excluídos, pessoas de luta que sempre lutaram para que o conselho fosse uma realidade, bem como o poder público que também se fez presente no evento, transmitindo-o, pelas redes sociais da prefeitura Municipal de Jacobina. Após a audiência pública para publicização dos requisitos para eleição do conselho,  veio o edital convocatório da eleição da sociedade civil para compor as cadeiras deste, seguido da eleição para formalizá-lo. A eleição do Conselho foi um lindo evento que ocorreu em abril e de modo virtual, para atender os protocolos de segurança contra a covid-19.

Portanto, enquanto mulher negra, ver, acompanhar e participar da criação desse Conselho, bem como da sua Diretoria, me dá a sensação de avanço, de movimento, de vida ao conselho. Muitos foram os/as colaboradores/as desse sonho realizado e a estas pessoas que foram parceiras de luta, seja na visita às comunidades no passado, seja na organização do processo que envolveu a consolidação desse Conselho, nossa sincera gratidão. Importante ainda ressaltar, que a luta se intensifica a partir agora, para que o Conselho seja vivo, ativo e atuante de modo a colocar nossas pautas no centro do debate, um debate de protagonismo feito pelos excluídos, o momento pede união em prol de garantir aos povos tradicionais originários o direito básico a dignidade da pessoa humana.


Por: TATY SANTOS,

Fonte: https://fechabeco.com.br/taty-santos-jacobina-realiza-eleicoes-do-compir/ 17/05/2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

. .

.                                                                                           .

Total de visualizações (+32.261)

Entre em contato pelo Whatsapp: (74)999339576