quarta-feira, 10 de outubro de 2018

MANIFESTO DE REPUDIO DIANTE DO ASSASSINATO DO MESTRE MOA DO KATENDÊ

O Vereador Júnior de Todos vem manifestar repudio diante do assassinato do Mestre Moa do Katendê ocorrido em Salvador, na madrugada de oito de outubro de 2018. Mestre Moa do Katendê foi morto a facadas, vítima de violência por motivação política. O Edil solidariza-se com os familiares, amigos e alunos do falecido. De acordo o vereador, este crime reflete o momento preocupante de descaso ético que está sendo instaurado neste momento no Brasil, fruto de discurso de ódio e intolerância.

"É preciso que todos reafirmamos nosso compromisso com os valores da paz, liberdade e democracia" afirma o edil.

Júnior de Todos, por sua vez Contramestre de Capoeira, faz lembrar que "A cultura afro-brasileira sempre teve que lutar por sua sobrevivência, e a capoeira é um símbolo da resistência. Não podemos nos deixar enganar pelo discurso de ódio e intolerância. Estamos em luto por Mestre Moa, e na luta por paz, liberdade e democracia!"


Mestre Moa do Katendê

Romualdo Rosário da Costa, mais conhecido como Mestre Moa do Katendê, nasceu em 1954 em Salvador e criou-se na comunidade Dique Pequeno. Moa foi um dos pais da Associação Brasileira de Capoeira Angola, que fica no Pelourinho, Centro Histórico da capital baiana, espaço que ajudou a preservar o movimento capoeirista. Moa também foi um dos fundadores do grupo Afoxé Badauê, que marcou a história do carnaval baiano na década de 1970, e do grupo de afoxé Amigos do Katendê, que desenvolve trabalhos em diferentes regiões do Brasil e do mundo.

O corpo do mestre de capoeira Romualdo Rosário da Costa, o Moa do Katendê, foi sepultado nesta segunda-feira na Ordem Terceira de São Francisco na Baixa de Quintas em Salvador, na ocasião que recebeu homenagem de vários celebridades, a exemplo dos cantores Caetano Veloso e Daniela Mercury.


"Capoeira é tudo que move. É uma cultura rica, uma cultura dos ancestrais que eu procuro, sempre que posso, cultuar, zelar, transmitir conhecimentos" – Mestre Moa do Katendê, 1954-2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

. .

.                                                                                           .

Total de visualizações (+32.261)

Entre em contato pelo Whatsapp: (74)999339576